domingo, 24 de fevereiro de 2008


Abril Pro Rock anuncia atrações internacionais

A banda americana New York Dolls, precursora do punk, e as alemãs Helloween e Gamma Ray, em turnê conjunta, se apresentam no Chevrolet Hall, local da 16ª edição do festival

Publicado em 23.02.2008 -José Teles - teles@jc.com.br

New York Dolls, Helloween e Gama Ray. Estes são os trunfos que a produção do Abril Pro Rock tem para a edição 2008. A primeira banda é uma lenda do rock, pontapé inicial do que seria o momento punk nos Estados Unidos. As duas últimas são expoentes do metal peso pesado. O APR este precisou dar uma mexida radical, tanto na programação quanto no local onde acontecerá. O festival terá três dias. Os dois primeiros, 11 e 12, o terceiro 15 dias mais tarde: “Mudamos o formato, os dois dias iniciais teremos atrações pop e pesadas. E no dia 27 será a noite do Helloween e Gama Ray, para coincidir com a turnê mundial Hellish rock, que os dois dos grupos trazem à América Latina”, diz Paulo André Pires, produtor do APR.

Ele confirma a dificuldade de montar a grade nacional do festival, pela fartura de shows ao ar livre que acontecem no Recife do Natal ao Carnaval.
Nosso mercado está esfacelado com tantos shows gratuitos. A gente está apostando nos gringos, porque praticamente todo grupo conhecido do país tocou no Recife, de graça, nos últimos três meses. Uma boa pedida seria Fernanda Takai, que está com um disco solo elogiado, mas o Pato Fu tocou de graça no Carnaval, não sei se teria público. Você veja agora, o que está rolando na cidade. Não tem nada, as rádios não tocam nenhuma banda. Você não tem atração nacional que atraia público. As bandas dos anos 90 não tem como trazer. O Rappa, por exemplo, tocou aqui da última vez com o Saia Rodada. Nando Reis, Capital Inicial, este pessoal todo é hoje atração para festival de verão, que não é o perfil do APR. Então a gente fica com poucas opções fora disto, porque nunca mais estourou nenhuma banda brasileira. Tem algumas que conseguiram um bom público, feito a Móveis Coloniais de Acaju, e graças a festivais independentes porque o rádio não toca Autoramas, não toca Júpiter Maçã, outros dois que conseguiram ficar conhecidos através dos festivais“, diz Paul André.

E o Abril pro Rock vai acontecer no mesmo palco que abriga o Festival de Verão, o Chevrolet Hall: “O pavilhão do Centro de convenções ficou inviável depois que foi climatizado. Os três dias do Abril. O Chevrolet foi o lugar melhor que encontramos. Vamos colocar dois palcos, nos dois primeiros dias, com umas oito atrações por dia”. Segundo ele, a New York Dolls só veio a esta turnê por causa do convite do Abril Pro Rock: “No Brasil eles só tocam em São Paulo e no Recife, e daqui para Buenos Aires”.

Reunido em 2004, o New York Dolls vem ao país pela primeira vez. O grupo de glam rock e precussor do punk conta na atual formação com dois integrantes originais David Johansen e Sylvain Sylvain. Em 2006, o grupo lançou o álbum One day it will please us to remember even this, o primeiro da banda em mais de 30 anos.

A banda Helloween é uma das precursoras do metal melódico. Surgiu na Alemanha Ocidental (na época), na década de 80. Mikael Wheikath e Kai Hansen (os dois guitarristas e compositores principais) criaram o que era o heavy metal convencional e aceleraram, sempre em dueto com guitarras gêmeas, vocais agudos e acompanhados de uma bateria com bumbos duplos. O primeiro disco foi Walls of Jericho, em 85, com Hansen no vocal. Em 87, eles chamaram Michael Kiske, que virou uma referência vocal no estilo. Com ele, gravaram as duas bíblias do metal melódico Keepers of seven keys I e II. Logo depois, Hansen sai do Helloween e monta a banda Gamma Ray. Pela primeira vez as duas bandas vão tocar juntas no palco os clássicos que fizeram juntos na década de 80.
Paulo André confirmou também a vinda do grupo Nightwish, que se apresenta aqui em novembro.

fonte: http://jc.uol.com.br/jornal/2008/02/23/not_271008.php


Abril pro Rock 2008 migra para o Chevrolet Hall
Música // Festival muda de endereço depois de 11 anos e inova com datas descontinuadas
Renato L

Depois de 11 edições realizadas no Centro de Convenções de Pernambuco, o Abril Pro Rock ganha um novo lar. Em 2008, as atrações locais, nacionais e internacionais se apresentam no Chevrolet Hall (Av. Agamenon Magalhães, s/n, Complexo de Salgadinho). O festival também traz novidades em relação às datas: as duas primeiras noites (11 e 12 de abril) estão separadas da terceira (27 de abril), intervalo inédito na história do evento. No comunicado divulgado via internet na manhã de ontem, a produção divulgou, ainda, os nomes de três atrações internacionais: New York Dolls (EUA), Gamma Ray (ALE) e Helloween (ALE).

Segundo o produtor Paulo André Pires, a mudança de local se deve, basicamente, “a uma questão de viabilidade financeira. O Centro de Convenções ficou muito caro para o festival, ainda mais depois da climatização. Nós tínhamos que alugar o espaço por uma semana, para cobrir as etapas de montagem e desmontagem dos equipamentos. Além do mais, a climatização piorou as já deficientes condições acústicas do pavilhão. O pessoal do Chevrolet Hall nos procurou e fez uma proposta vantajosa financeiramente. Não tínhamos, também, outras opções viáveis“.

O intervalo entre as datas do Abril 2008 está diretamente ligada às agendas das bandas Gamma Ray e Helloween, dois expoentes do metal germânico. “Não queríamos perder a oportunidade de trazer duas bandas desse porte. E a excursão delas pela América Latina só começaria em 15 de abril“, explicou Paulo André à reportagem do Diario. Ao contrário dos anos anteriores, a noite de abertura ficará reservada para as sonoridades mais pesadas. O sábado, agora, ganha uma tonalidade mais pop. Nessas duas datas, as atrações serão espalhadas por três palcos. Gamma Ray e Helloween apresentam-se solitariamente no domingo, 27 de abril.

A produção do Abril pro Rock vai organizar um concurso, através do Link Musical, para o público escolher uma banda nordestina e uma banda local entre cinco nomes para cada uma dessas categorias escolhidos por uma curadoria formada por Paulo André, Guilherme Moura (editor do Recife Rock) e o jornalista Bruno Nogueira. Na quinta-feira que antecede o festival, será realizada uma reunião da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) com representantes de 35 festivais de todo o país. O Abril aproveita a oportunidade para organizar uma ciclo de palestras de caráter didático, no auditório da Livraria Cultura, voltado para bandas e artistas em início de carreira.

fonte: http://www.pernambuco.com/diario/2008/02/23/viver3_0.asp

1 comentários:

Anax disse...

Helloween, porra. \,,/

Template by - Nick | Baixarbr - Revolucionando a web